IPTU do Rio terá aumento de 10,71% em 2016, segundo a prefeitura
Publicado em 18 de de 2015 às 06:54 PM
RIO - A prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira o reajuste no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2016. O percentual de 10,71% segue o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondente à inflação acumulada no ano.
Veja o calendário de pagamento - Criação O Globo
Os carnês do imposto vão chegar às mãos dos contribuintes com datas de vencimento diferenciadas, que variam de acordo com o número final da inscrição imobiliária do imóvel. Os que possuem final de 0 a 5 devem pagar a cota única ou a primeira parcela do imposto no dia 3 de fevereiro. Os demais, com final de inscrição de 6 a 9 têm a data de 4 de fevereiro para realizar os mesmos pagamentos. O contribuinte que escolher pagar o imposto em cota única garante desconto de 7% no valor total do carnê, o mesmo percentual concedido em 2015.
Os boletos serão enviados aos imóveis ao longo de janeiro. A segunda via estará disponível no site http://iptu.rio.rj.gov.br e nos postos de atendimento da Secretaria municipal de Fazenda, a partir do dia 22 do mês que vem.
REAJUSTE
O reajuste do IPTU é definido de acordo com a atualização monetária do IPCA-E, divulgado trimestralmente. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira, o índice fechou este ano em 10,71%, o maior nível desde 2002, quando foi de 11,99%. Em dezembro, IPCA-15 teve alta de 1,18%, segundo IBGE.
De acordo com a prefeitura, com a divulgação do IPCA-E, quem tiver devendo o IPTU de 2015, também terá o valor reajustado. A Secretaria de Fazenda informou que um comunicado, com uma guia para pagamento, foi enviado aos devedores para que o imposto seja quitado sem a correção da inflação até o fim deste ano.